terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obstáculos à Igualdade!






O ano de 2007 foi o ano escolhido pela União Europeia como o “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos”. A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia impõe regras não discriminatórias. A Agenda Social de 2005- 2010 que complementa e apoia a Estratégia de Lisboa, a dimensão social aliadas ao crescimento económico e bem - estar e de não exclusão social. No entanto, as acções discriminatórias continuam-se a praticar.
Neste artigo não é minha intenção descorar os outros tipos de discriminação, mas pretendo dar realce, em particular, as dificuldades que as pessoas com deficiências motoras têm que contornar sempre que se dirigem a um espaço comercial e público.
Nos tempos que correm as novas tecnologias permitem abolir muitas das barreiras física e logísticas que às pessoas com incapacidade sentem no seu dia – à - dia. Mas, apesar da evolução tecnológica e das iniciativas politicas e governamentais continuam a existir barreiras em todo o país.
A nossa freguesia não é excepção, embora tenha sido realizado algum trabalho, o caminho a percorrer ainda é longo.
Como, por exemplo:
- Acesso à passadeira através de passeios, têm muitas das vezes um degrau, em vez de uma rampa (como podem ver na primeira foto), o que dificulta a deslocação de uma pessoa em cadeira de rodas;
- As caixas multibanco colocadas em locais de difícil acesso;
- Escadas sem acesso com rampas em alguns parques da freguesia;
- Criar em escolas, espaços públicos e em locais comerciais zonas de estacionamento, devidamente sinalizadas para deficientes;

Sem comentários: