segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Preço dos Combustíveis

Quando em 2004, o Governo decidiu entregar a fixação dos preços dos combustíveis às gasolineiras, pareceu-me uma medida pouco acertada. As minhas dúvidas, rapidamente, se tornaram em certezas.
É verdade que o preço do crude aumentou consideravelmente, em 2004, o preço do barril de petróleo era de 29,32 EUR e, actualmente, encontra-se cotado em 126,29 EUR (valor da cotação em 16 de Maio de 2008), o que, empiricamente, implica um aumento dos preços nos consumidores. No entanto, será que há uma justificação para o valor da gasolina sem chumbo 95 ter disparado para 1, 46 EUR e o preço do gasóleo para 1,36 EUR. Na realidade não.
O que nós temos assistido é uma conjuntura económica desfavorável e algumas medidas políticas pouco eficientes. Se não vejamos:
1. No passado dia 16 de Maio, por 1 euro tínhamos que despender 1,55 dólares americanos; se barril está cotado em 126,29 e se o dólar, comparativamente, ao euro está mais barato, significa que a subida do barril de crude é compensada pela valorização do Euro face ao dólar, na realidade nós compramos o barril por 81,48 EUR.
2. Por outro lado, como podemos explicar que os combustíveis sejam mais baratos em Espanha? Quando o governo decidiu a liberalização dos preços, a ideia era beneficiar os consumidores, porque num mercado de concorrência perfeita, os preços são estabelecidos pelo equilíbrio entre a oferta e a procura. Mas podemos dizer que no mercado português estamos perante um quartel, uma vez que o mercado não é composto por um número elevado de empresas de combustíveis, mas sim por 3 grandes gasolineiras que controlam o mercado. Entre elas definem o preço que mais lhes convém, e apesar, de virem a público afirmar que são um tomador de preços ( price taker), elas são, na realidade, um price maker, havendo um conluio industrial. Se as 3 gasolineiras subirem os preços, as 3 ficam a ganhar, logo não interessa a redução por parte de nenhuma delas;
3. A forte especulação no mercado, em 16 Maio o preço do petróleo atingiu um novo recorde, sustentado pela a notícia que o Irão está a planear cortar a produção de crude.
Como se explica o facto do gasóleo em alguns países estar mais caro que a gasolina, quando para produzir o gasóleo tem que se produzir a gasolina. O gasóleo hoje em dia é essencial para a todo o sistema produtivo e distributivo de uma economia, com a subida deste acaba por aumentar todos os bens alimentares. A especulação é tão forte que inclusive, as commodities destinadas a produção de energias alternativas encontram-se muito valorizadas.
O Governo tem que intervir, através de medidas concretas e não se resumindo a inquéritos aos preços. É necessário reduzir os impostos sobre os combustíveis, intervir no mercado, definindo 1 preço máximo.
Se nada for feito, estamos a caminhar para uma situação insustentável para as empresas e para os particulares.